Refrigeração é todo processo de redução de temperatura de uma substância dentro de um espaço fechado. A refrigeração está ligada à remoção do calor de um corpo, transferindo-o para outro. Nesse processo, o calor sempre flui do objeto ou substância com temperatura mais alta para aquele que tem temperatura mais baixa.
COMPONENTES PRINCIPAIS DO SISTEMA DE REFRIGERAÇÃO
* Compressor: é o coração do sistema, pois cabe a ele a sucção e compressão do fluido refrigerante, possibilitando sua circulação por toda a unidade.
* Fluido refrigerante: absorve o calor no ambiente interno (evaporador) e o libera no ambiente externo pelo condensador.
* Condensador: transfere o calor do fluido refrigerante para o ambiente externo.
* Evaporador: transfere o calor do ambiente interno para o fluido refrigerante.
* Elemento de controle: é o tubo capilar ou válvula de expansão, que cria uma resistência à circulação do fluido refrigerante, causando um diferencial de pressão entre o condensador, a alta pressão, e o evaporador, a baixa pressão.
* Filtro secador: retém impurezas e/ou umidade quando estão presentes no sistema.
“A refrigeração é o nome dado ao processo de remoção do calor de um meio, reduzindo a sua temperatura e mantendo essa condição por meios mecânicos ou naturais”.
Esse processo foi sendo aprimorado ao longo do tempo, com o objetivo de ser utilizado em diversas aplicações, entre as quais a conservação de alimentos e a climatização ou condicionamento do ar.
Os processos básicos para que ocorra a transferência de calor são três: irradiação, condução e convecção. A refrigeração os utiliza ou é influenciada por eles. O quadro ao lado traz um pouco mais de informação sobre um refrigerador por exemplo.
Ciclo da Refrigeração
Solicite seu Orçamento
Quer saber quanto vai custar a instalação do Refrigerador que você precisa?
É só preencher os campos ao lado e aguardar nosso contato, que será feito o mais rápido possível. Não se preocupe, temos uma equipe qualificada que está disponível para te ajudar de todas as formas!